Imprensa sem partido?

Using a simple communication game between a potentially biased media firm and unbiased consumers, I explore the incentives for information acquisition in the media market. When information is costly, bias provides an additional incentive for a firm to acquire it in the first place. I also show that competition among firms improves the welfare of consumers, and those improvements do not depend on a diversity of biases. In other words, having two firms of opposite bias does not improve the welfare of consumers any more than having two firms of the same bias.

Desse estudo aqui. Passei reto pela demonstração matemática—ainda que, me parece, dê para entender tudo com um mínimo de esforço, não é como se eu tivesse conhecimento suficiente para poder questionar alguma coisa—, mas a explicação lógica parece fazer bastante sentido, a começar pelo fato de considerar o custo da reportagem para a publicação e da leitura para o leitor.

E mesmo no mundo real, embora eu ache que a autora dá crédito demais para a preocupação da opinião pública com a fabricação de informações—pelo menos numa realidade onde existem grupos de interesse com bolsos fundos para sustentar tais publicações—, acho que o histórico de furos de publicações como Veja e Carta Capital mais do que demonstra um mínimo de razão nas conclusões. Fica a dúvida: chances de algum professor falar sobre o assunto em uma faculdade de jornalismo?

posted: 16 July 26
under: Uncategorized