Baader Meinhof ataca novamente

Nesse belíssimo e curto vídeo sobre curiosidade e ciência, o Adam Savage fala algo sobre a alma da ciência ser o trabalho de comprovar e refinar as descobertas alheias, porque “não existe um fato que não possa ser corroborado de forma independente”.

Vídeo que vi graças a uma postagem no Boing Boing na mesma semana em que, devido a uma notícia em jornal, estava especialmente atento a casos de fenômenos cotidianos e corriqueiros para os quais não há uma explicação científica razoável.

Que a gravidade está longe de ser devidamente entendida, creio, não é novidade pra ninguém. Mas e que a eletricidade estática não funciona bem do jeito que nos ensinaram no colégio, alguém sabia?

Esses não são fenômenos suficientemente cotidianos? Então posso lhes informar que ninguém sabe explicar como é possível andar de bicicleta. Ou patinar no gelo.

Na verdade, é o próprio gelo que o povo não entende exatamente como funciona. O que talvez não seja tão surpreendente se, de fato, a ideia de um quarto estado da água seja verdade. Como consolo, ao menos parece que esse quarto estado da água finalmente explicaria como, diabos, funciona a anestesia geral.

E isso é o que me lembro por hoje. Certeza que a lista é maior e, com o avanço da ciência, sempre há de ter novas certezas que deixarão de ser certeza.

posted: 13 August 16
under: Uncategorized